Ir para o conteúdo

Notícias NIMEC

bg titulo

19 de Maio de 2020

Para elevar isolamento, SP vai ter megaferiado

noticias
Imagem de autoria do Setcesp

Os vereadores em São Paulo aprovaram a antecipação para esta semana de dois feriados, e o governo do Estado de São Paulo pretende levar para segunda-feira da semana que vem a data comemorativa da Revolução Constitucionalista, celebrada em 9 de julho. A intenção do megaferiado que teria início amanhã é elevar os índices de isolamento social, visando mitigar a transmissão do coronavírus.

Segundo o governador João Doria (PSDB, o projeto de lei que antecipa para 25 de maio o feriado de 9 de julho foi encaminhado à Assembleia Legislativa para votação em regime de urgência. Caso os deputados aprovem a proposta, a capital terá feriado amanhã e quinta-feira, além de ponto facultativo na sexta (22).

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou ontem, em sessão virtual extraordinária, projeto que permite a antecipar feriados municipais, durante a pandemia, por decreto do Poder Executivo.

O prefeito Bruno Covas afirmou que, para isso, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) serão antecipados para amanhã e quinta (dias 20 e 21). Na sexta-feira, será declarado ponto facultativo na cidade. "É mais uma forma de ampliar o isolamento social-, reforçou o prefeito. "Enquanto corremos contra o tempo para inaugurar leitos de UTI.-

O governador afirmou que a recomendação de antecipação de feriados será estendida a prefeitos nas demais regiões de São Paulo. O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo mostrou que o percentual de isolamento social no Estado foi de 54% no domingo.

Até ontem, o Estado tinha 63.006 casos confirmados de infectados por coronavírus, do total de 241.080 no país, e 4.823 óbitos do total de 16.118 mortes em todo o Brasil, informou o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann. "Temos 5.974 internados em enfermarias e 3.900 em UTIs. São casos confirmados e suspeitos.- Segundo Germann, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva no Estado era de 69,8%, e na Grande São Paulo, de 89,3%.

Bruno Covas observou que, apesar do esforço para aumentar leitos, a taxa de ocupação chegou ontem na capital a 76% dos leitos de enfermaria e 91% de UTIs. "De cada dez pessoas que conseguem tratamento na cidade, nós conseguimos salvar nove vidas. Uma recuperação de 90% das pessoas-, disse. Ele voltou a dizer que todas as medidas para aumentar o isolamento social, a que se somam agora feriados estendidos, são para evitar lotar o sistema de saúde.

Doria negou que a administração venha sofrendo pressões por parte de qualquer segmento quanto à abertura da economia ou para que sejam ampliadas as medidas de isolamento. Segundo ele, embora não seja possível fazer projeção absolutamente segura sobre a expansão do vírus, a situação está sob controle e não há indícios de colapso da saúde. "Decisões precipitadas, nós não tomamos-, disse.

Matéria de propriedade do Setcesp: setcesp.org.br/noticias/megaferiado/

MAIS NOTÍCIAS